sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

20 curiosidades sobre Londres



  1. Londres foi fundada pelos Romanos em AD 46 e se chamava Londinium.  
  1. Entre os anos 200 e 220, foi construída a London Wall, uma muralha que protegia Londinium de invasores. Pouco da London Wall existe nos dias de hoje. 
  1. Existem regiões de Londres com os nomes de Newgate, Ludgate, Cripplegate, Bishopsgate, Aldersgate, Aldgate e Moorgate devido à localização de cada um dos sete portões da London Wall. 
  1. No final do século V, a Londres romana entrou em declínio e ficou abandonada por mais de 400 anos. 
  1. Em 1666, houve o “Great Fire”, que fez Londres arder em chamas por 4 dias, destruindo mais de 13.200 casas e 87 igrejas. O fogo começou em uma padaria, em Pudding Lane, por um descuido do dono. Apesar da grande destruição, apenas 10 pessoas morreram. 
  1. O famoso “Underground” ou “Tube” é o primeiro metrô do mundo. Abriu ao público em 1863 e ia da estação Paddington a Farringdon Street. 
  1. Também foi a primeira cidade a ter um túnel construído por baixo de um rio. O “Thames Tunnel” foi construído entre 1825 e 1843 e ligava Rotherhithe e Wapping, por baixo do Rio Tâmisa. 
  1. Entre 1664 e 1666, a “Grande Praga de Londres” matou 20% da população. 
  1. No verão de 1858, a poluição do Rio Tâmisa chegou ao seu limite após 7 anos do rio ser usado para escoar todo o esgoto. Este verão foi chamado de “Great Stink” (Grande Fedor) e o cheiro forte podia ser sentido por toda cidade. 
  1. Em uma ruazinha escondida, chamada Cloth Fair, próximo à estação de Barbican, há duas casas que foram construídas em 1597 e 1614 e que resistiram ao Grande Incêndio de 1666. 
  1. O Big Ben não é o nome do relógio e muito menos da torre símbolo da cidade, mas sim o nome do sino que pesa 13 toneladas. 
  1. A torre do Parlamento foi recentemente batizada de Elizabeth Tower. 
Aldwych Station sendo usada como abrigo durante
a 2ª Guerra Mundial
  1. Durante a Segunda Guerra Mundial, as estações do metrô serviram de abrigo a milhares de pessoas e, também, de proteção para várias peças do Museu Britânico. 
  1. Em 1928, houve uma enchente no Rio Tâmisa após uma tempestade na costa leste da Inglaterra. Uma onda se formou no oceano adentrando através do rio. Para evitar uma nova tragédia, nos anos 70, uma barreira controladora de marés, chamada “Thames Barrier”, foi construída na região de Silvertown. 
  1. O teatro “The Rose”, construído em 1587, um dos mais importantes da era de Shakespeare, ainda mantém suas fundações intactas e preservadas. 
  1. Entre as estações de metrô Holborn e Tottenham Court Road, na Central Line, havia a estação “British Museum”, que foi fechada em 1933. Ao passar entre as duas estações, é possível ver os azulejos brancos da estação no meio da escuridão. 
  1. Croydon Airport, situado no sul de Londres, foi o primeiro aeroporto do mundo. Construído em 1920, havia sala de embarque e até mesmo hotel. Foi usado pela primeira vez 3 anos depois, em um voo entre Londres e Berlim. 
  1. Uma “linha de metrô”, com 8 estações, nunca usada pelo público e praticamente desconhecida funcionou quase que diariamente entre 1927 e 2003. Trata-se da “London Post Office Railway”, que levava encomendas da Royal Mail, de Paddington a Whitechapel. 
  1. A cidade possui mais de 850 galerias de arte, 170 museus, 720 salas de cinema, 800 livrarias e por volta de 380 bibliotecas públicas. 
  1. Dentro da cidade existe mais de 30 tipos diferentes de sotaques da língua inglesa e mais de 250 idiomas estrangeiros são falados em Londres, fazendo da cidade a maior diversidade linguística do mundo.